Meditar
Meditar é elevar o pensamento a Deus, desprender-se dos pensamentos materiais, para atingir um estado de espírito bem próximo do criador da matéria e do espírito, Deus. Fazer da nossa matéria nosso templo, se desligar da nossa vida terrena para se aproximar mais de Deus, perder os sentidos materiais em busca de um sentido maior espiritual. Quando você medita com a força da alma, chega a sentir se corpo distante, como se o espírito estivesse saindo da matéria. Como uma viagem no tempo, passamos por nossas dificuldades, pelos nossos momentos de alegrias e de tristeza, compreendemos como conseguir forças para superar os momentos de medo e angústia. Quantas vezes usamos o nome de Deus em vão, quantas foram as vezes que o mal a nós mesmos desejamos, quando ao nosso semelhante a mão não estendemos, por não entender ao certo nossa missão na Terra. A meditação nos faz entender quem somos, de onde viemos e para onde vamos, começo, meio e fim de nossas vidas. Meditar é elevar a nossa alma às mãos de Deus e mergulhar no bem e no bom; para uns, é entrar em estados de alfa, para mim é dar alimento ao espírito, ficar mais próximo de Deus. É o momento em que a criatura busca o criador de todas as coisas, DEUS.
ROBERIO DE OGUM

Orar
Quando estás com problemas, ora, pede socorro a DEUS. Cria com ele teu diálogo, sem se importar se estás lamentando; pede pela interferência dele junto a quem ama, pelo medo que tens da solidão; pede a cura por teres medo da doença, pede ajuda financeira por medo da falência, perdão pelo seu último ato de pecado por desobediência a um dos dez mandamentos. Tu ficas frágil diante de Deus, porque sabes que ele te ouve, te perdoa e nada te pede; nem a voz dele te censura, não vê expressão de rosto que te recrimina, só sentes que o amigo te ouve, te dá o perdão e guarida, te anima de novo para a vida. Sem marcar hora, ele te ouvirá de novo quando quiseres e que nada terás que dar em troca, apenas dizer que acredita nele.

ORAR é sim falar com DEUS, agradecer a vida, por um novo dia que surge em nossas vidas, que trará novas oportunidades para nos redimir dos erros, trará novas esperanças, os amigos, o mundo que ele te deu para viver, a família. Mostrar a ele que és feliz, apresentar o teu projeto de paz, tuas pretensões futuras, a evolução do teu espírito para transplantar em você a humildade, em busca da verdade de quem és, de onde vieste e para onde vais. Agradecer-lhe pelo dom da vida terrena e a certeza da vida eterna. Quando orares sinta DEUS, que ELE fala com você, que é teu maior amigo, teu ouvinte. Diga a ele: “Sinto tua presença a meu lado, não te sinto calado, tuas respostas aguçam minha intuição, elas me confortam”.
Quando oro, sinto, pai, você me protegendo, sinto minhas forças crescerem, me aproximo de meus ideais, sonho com vontade de viver cada segundo de meu tempo de vida terrena em favor do amor e da paz. Quando oro falo dos meus problemas, te peço soluções, te cobro respostas, pergunto onde falhei, peço proteção à minha família, sorte no amor, abundância, fartura, sucesso na vida profissional. Te cobro dos meus insucessos, a ti a quem peço tudo e nada em troca me pedes; às vezes te decepciono e você não me recrimina. Aceita meu pedido de perdão; quando me confesso a ti, sinto que não tenho mais pecados. Obrigado pela vida que me deste. Aceita minha oração como meu presente de gratidão por tudo que és para mim, pai, amigo, mestre, orientador, meu criador, arquiteto da minha matéria e do meu espírito. Para sempre seja louvado o teu santo nome e teu amor eterno. Obrigado por me ouvires, é maravilhoso Senhor ser seu amigo, confidente. Minha oração é a voz da minha alma.
ROBERIO DE OGUM

Rezar
Com o terço, com a Bíblia, sem nada nas mãos, com a força do coração, eu rezo a Deus. Na minha reza eu peço proteção, saúde, sorte no amor, sucesso na vida profissional e com fé, com muita necessidade, é que apelo para a reza, para pedir ao Senhor paz, sabedoria para guiar minha vida pelas estradas do mundo.
Me livra das tentações, me protege das invejas, dos perigos dos abismos, das traições. Rezo a DEUS, pra S. Francisco de Assis, S. Agostinho, Nossa Senhora, para os Santos que são tantos. Proteção peço para Ogum, me livro dos eguns, espíritos do mal, rezando para IANSÃ, rezo de joelhos a reza do BUDISTA, o salmo do Evangélico, rezo igual ao Judeu, rezo na reza de ZAMBI, com a fé do Muçulmano, rezo como rezou LUTERO, rezo em IORUBÁ, rezo como um BEATO, rezo para DEUS como se reza em qualquer religião, a minha reza é pra DEUS me ajudar, O DEUS a quem todos rezam. Oh! DEUS, que és negro e branco, amarelo, igual a mim e a você, seu filho já foi como nós, de carne e osso, pisou na mesma terra que pisamos, eu tive mais sorte que ele, pois a mim não pregaram na cruz. Eu rezo com o terço na mão, com a Bíblia no colo rezo, empunhando meu patuá, com a água benta do lado rezo, para mim, para a criança abandonada, para o velho que está enfermo, para o jovem viciado, para o pai desesperado que vê o filho perdido, rezo pela paz mundial, para aquele que está desenganado, pelo moço que não enxerga, pela moça que não ouve, rezo para quem tem frio, pelo andarilho das estradas, para quem vai ser mãe, para a prostituta que sente falta de amor, rezo pelo PAPA, pela adolescente que vai ser mãe. Na minha reza, apoiado em minha fé, tento não esquecer de ninguém, pois rezo para DEUS olhar por todos nós; minha reza não é só para mim, é para quem dela precisa, mesmo que eu não conheça, pois atendo a um pedido de JESUS, que diz amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Através da minha reza tento mostrar a DEUS que amo a todos sem preconceito de raça, de cor e de credo, pois rezo com o coração para DEUS.
ROBERIO DE OGUM

 

Falar com DEUS
Falar com DEUS eu posso. Você pode, é só abrir o coração e soltar a voz da alma, fechar os olhos, respirar fundo, mergulhar no silêncio daquele momento. Te prepara para falar com DEUS, ele irá te ouvir, prepara as tuas verdades, rasga as tuas mentiras, se desfaça deste olhar de piedade, expulsa de ti o dom que tens de representar, pois está frente a frente com DEUS e ele te ouvirá, simples mortal. Não mintas, seja grato a ELE e comece a agradecer a vida, o mundo que ele te deu para morar, os amigos, tua família. Diga, Obrigado Senhor, por seres meu amigo, por me ouvires, obrigado por me deixar viver.
ROBERIO DE OGUM