“Roberio acerta previsão sobre Palmeiras”

Quando ouviu um comentário sobre o ‘azar’ que acometeu o Palmeiras antes da conquista da Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari abriu seu sorriso irônico característico: ‘Só de um mês para cá?’. Foi a partir do começo de junho, no entanto, que os problemas se intensificaram: o presidente Arnaldo Tirone brigou com o conselheiro Gilto Avallone, Valdivia foi vítima de um sequestro relâmpago, Daniel Carvalho de um assalto e Barcos sofreu uma crise de apendicite. Todos deveriam agradecer a Felipão por iluminar seus caminhos ao título, segundo o pai de santo Roberio de Ogum.

O vidente que ganhou fama como conselheiro espiritual de Vanderlei Luxemburgo (no Palmeiras, inclusive) por mais de uma década já não exalta somente o trabalho do atual treinador do Grêmio. Para Roberio, Felipão foi o principal responsável por eliminar a equipe gaúcha nas semifinais da Copa do Brasil e pela conquista palmeirense sobre o Coritiba, nesta quarta-feira. ‘O Palmeiras tem um treinador iluminado, de fé, extremamente voltado a Deus. O Felipão é predestinado a ser vitorioso. É um cara que consegue reverter os momentos difíceis, com uma intuição bárbara. Espiritualmente falando, é uma verdadeira fênix’, disse, referindo-se a ave que, de acordo com a tradição egípcia, renascia das próprias cinzas quando queimada.

Antes de voltar aos céus com mais um título, Felipão admitia que as ressurreições – dele e do Palmeiras – em meio ao ‘azar’ seriam muito complicadas. ‘Houve a apendicite do Barcos, e costumo dizer que é uma doença do tempo da onça. Mas, graças a Deus, o departamento médico agiu rápido para evitar um problema maior. Tirando isso, tivemos sequestro relâmpago… O que mais? Assalto, briga… Parece que algumas coisas só acontecem no nosso time. Parece. Não sei se nos outros esses casos não são noticiados, mas aqui são bastante. Vamos continuar assim: buscando solucionar as dificuldades que aparecerem’, havia pregado.Roberio de Ogum garantiu que confiava em Felipão mesmo naqueles tempos de incertezas do comandante. ‘Antes das semifinais entre São Paulo e Coritiba e Palmeiras e Grêmio, previ que o campeão da Copa do Brasil seria um time paulista. Sairia de São Paulo e Palmeiras. Como só sobrou o Palmeiras na competição…’, sorriu o médium, que coleciona acertos e erros em suas previsões esportivas, políticas e para personalidades. Desta vez, contudo, ele tinha um treinador de futebol como talismã para não falhar em seu palpite.

‘O futebol é um esporte coletivo, mas você necessita muito da intuição. A válvula mestre para enxergar os problemas é o treinador. Trabalhei com vários deles e sempre vi o lado espiritual de cada um. Percebo que o Felipão é um cara capaz, de muita fé, fibra e estrutura. Esse título é merecidíssimo para ele. Como também foi o da Libertadores para o Corinthians’, disse, mencionando Tite, Muricy Ramalho, Dorival Júnior e o seu amigo Luxemburgo como outros exemplos de ‘técnicos iluminados’. ‘O Felipão é pura emoção, como o Luxemburgo. São guerreiros. O Muricy tem rebeldia no lado espiritual, mas é desafiador, convicto. O Tite une a emoção com a razão. E o Dorival é extremamente sensível, com uma visão intuitiva bem forte, de quem sofre de véspera. São todos top.’

Graças a esses técnicos, Roberio de Ogum antevê mais sucesso para Palmeiras, Grêmio, Internacional, Santos e Corinthians. Ou melhor: ‘Se o Mundial de Clubes fosse amanhã, o Corinthians não seria campeão. A diretoria não pode se desfazer de jogadores, como vem fazendo. Qualquer coisa que se mexa compromete o momento de iluminação. Sempre disse que o Corinthians não seria campeão da Libertadores. Mas, neste ano, mudei a previsão. Sabe por quê? O clube vivia um momento de superação com esse grupo. Um conselheiro corintiano me ligou antes da semifinal contra o Santos, e um diretor de futebol falou com um assistente meu. Disse para eles ficarem tranquilos porque seria 1 a 0, já que o Neymar e o Santos atravessavam um momento espiritualmente complicado. Acertei.’Para alegria dos palmeirenses, a previsão também não é boa para outro rival. ‘Já disse uma vez que o São Paulo entraria em uma fase de agonia, que seria o fim da era vitoriosa de Muricy e Rogério Ceni, duas pessoas que controlavam os impulsos negativos da diretoria. Isso está se confirmando e faz parte de uma grande transformação aguardada para o São Paulo. Haverá uma guerra lá dentro que vai dar muito que falar, com bastante confusão entre dirigente. Isso passa para o time. Sou muito convicto do que vi para o clube’, alertou Roberio de Ogum, antes de acalmar (um pouco) os tricolores. ‘Rebaixamento? Não, não. Não vai chegar a esse ponto. A estrutura de anos atrás consegue conter qualquer turbulência.’

Quem já deixou um período turbulento de lado e pode servir de exemplo para o São Paulo, caso Roberio de Ogum esteja certo, é Luiz Felipe Scolari. Dois meses depois de anunciar que não renovaria o seu contrato com o Palmeiras, o comandante gaúcho está novamente iluminado – e com sorte de campeão.

 

Fonte: Revista Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *