Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir; quando agradecido pela sua retribuição,é o que cuida das casas,cidades,aldeias e do axé.Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros e também a mais conhecida. Há, antes de mais nada, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma entidade,pois é ele que serve de mensageiro entre os Deuses e os seres humanos. Exu é o guardião.
Então salde Exú: Saudação de Exú Orixá (Oriki) sua tradução para Português com, normalmente utilizada no candomblé e no Culto Aos Orixás de nação (Keto , … Asòntún se òsì láì ní ítijú,; Èsù àpáta sómo olómo lénu,; O fi okúta dípò iyò.
Peça para Exú:

Salve Oxalá! Salve todos Orixás!

SALVE OXALÁ permita que o mensageiro dos Orixás Exú nós auxilie em nossos pedidos, Oxalá. (repita 3 vezes) depois salde Exú, SALVE EXÚ senhor mensageiro dos Orixás (repita 3 vezes) .Orixá Exu me livre de todos os espíritos do mal,das trevas, de todas as invejas de qualquer humano de seus olhos gordos, fortalece minha defesa espiritual, me ajude a vencer todas as dificuldades do meu carma neste dia, livra-me das enfermidades trazida pelos espíritos obsessores, que encosta na minha matéria e derrama sobre ela seus fluidos doente,livrai-me das angustias, trazidas do plano espiritual, por espíritos das trevas. Exú me livre de todo o mal,dai-me teu axé,na gira de Ogum coloque minha proteção,Axé a Oxala.

Acenda uma vela e côr vermelha e ofereça para EXú, nesta segunda-feira